quinta-feira, 30 de setembro de 2010

lançamento da revista eita! em sumpaolo


já leu?
edição lotada de amigos de Layka. um texto de anaq, ilustras de koblitz e uma hq de greg

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um cinema feito à mão - Diario de Pernambuco, 28/09/2010

não faço a menor ideia do que levou andré dib a confundir *curta com longa nessa matéria.
mas ela é bem legal pq apresenta o incrível trabalho da intrépida Nara, cita o trabalho dela no nosso curtinha e ainda tem uma entrevista vinculada com Tião. (clica no link no final que vc lê)
pense em duas pessoas legais.


Nos últimos três anos, um casarão do Recife Antigo tem servido de set para o longa-metragem* de animação Dia estrelado. O projeto é idealizado por Nara Normande que, com papel e massa de modelar construiu cenários, objetos e personagens praticamente sozinha. O movimento é obtido com a técnica stop-motion, em que milhares de imagens são capturadas digitalmente para depois serem alinhadas em sequência no computador. Para cada minuto de animação, são necessárias, no mínimo, 720 fotos. A previsão é de que a obra fique pronta em 2011.

(...)

Para aprender o ofício, Nara passou longe dos cursos de animação oferecidos na cidade. Formada em jornalismo pela Universidade Católica, Nara gosta de modelar e de cinema desde criança. Bastou um curso com Peter Peak, do estúdio ingês Aardman (de Wallace and Grommit e A fuga das galinhas), contatos e informações via internet e a leitura de alguns livros. Como referências estão Jan Svankmajer e Michaela Pavlátová, da República Tcheca. Com a última, estabeleceu contato e trocou ideias à distância.


Concebido para o formato cinemascope, Dia estrelado está sendo viabilizado com recursos de editais da Fundarpe e do SIC municipal, ao custo de R$ 140 mil, incluindo o transfer para película 35mm. Nara já vem colaborando com outros filmes como A vida plural de Laika, de Neco Tabosa, Animal político, de Tião, e Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro, todos em fase de produção.


do facebook de nara:

Querido povo que leu a matéria!!

Queria enfatizar aqui alguns erros que me deixaram bem chateada esses dias - não só eu, como toda a equipe de arte.

me atingiu muito, pq parece que falei umas coisas que eu realmente não falei.

Esclarecendo que eu não fiz quase tudo sozinha, como está escrito no primeiro parágrafo. O que fiz foi participar de todos os processos (etapas), mas beeeeeem longe de fazer tudo sozinha.

Esse filme teve a presença maravilhosa de uma equipe de arte sensacional, talentosa para caralho, que se não fosse ela esse filme não teria saído. A equipe foi comandada pela diretora de arte maíra mesquita, que passou 3 meses intensos aqui em Recife suando pelo filme. Teve o trabalho paciente de Iomana Rocha - que, vai e vem, está por aqui retocando alguma coisa, de Diego Mascaro, Mauricio Nunes e Renata Claus. E figurino lindo de Flora Rebollo.

That's it.
obrigada pela atenção!

Nara

terça-feira, 14 de setembro de 2010

pense, bem - bigode #1 (zine publicado em sumpaolo por HKE... e victor zalma)



imensamente grato a simone mendes.
sem ela, eu ainda estaria esperando uma cópia do zine que vem vindo pra recife numa mala.
acho que zalma e koblitz ainda não acreditam em email. ou só queriam me matar de ansiedade mesmo. eu tava agoniado pra ver esse texto diagramado.

em tempo, as mal traçadas são desse que vos tecla. é que o crédito do bigode vem no índice.

e não deixem de catar esse zine por aí, pq as ilustras e hqs são foda (muito melhor que qualquer textículo publicado)