quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Expectativa 2013 / Retrospectiva 2012 (ano 15) - Cinema da Fundação


01 sala, 12 dias, 35 filmes, 37 sessões


Pelo 15º ano consecutivo, o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco tem o prazer de oferecer a melhor programação de cinema da cidade para o final de ano.


A partir desta sexta-feira, 7 de dezembro (até 18 de dezembro), a sala do Derby projeta 35 filmes (28 longas-metragens + 7 curtas) dos quais 10 são totalmente inéditos nos cinemas do Recife, com o destaque de que parte deles não apenas estrearam nos mais importantes festivais de cinema do mundo, como de lá saíram premiados.

São exemplos “Pietá”,de de Kim Ki-Duk (Leão de Ouro no Festival de Veneza 2012); “Além das Montanhas”, de Christian Mungiu (Melhor atriz e Melhor roteiro em Cannes 2012; “Lawrence Anyways”, de Xavier Dolar (Prêmio de melhor atriz na mostra Un Certain Regard, em Cannes 2012. Melhor filme no Festival de Toronto 2012); “A Caça”, de Thomas Vinteberg (Melhor Ator em Cannes 2012); e “Um Alguém Apaixonado”, de Abbas Kiarostami. (Seleção oficial Cannes 2012).

E nesta ano especial em que Pernambuco chamou a atenção tornando-se destaque nos festivais de cinema do Brasil e do mundo, a Expectativa/Retrospectiva promove a exibição de seis longas e sete-curtas metragens desta nova safra.

Entre os longas, apresentamos o filmes que dividiram o prêmio máximo no 45º Festival de Brasília (em setembro), “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello, “Era Uma Vez Eu, Verônica”,de Marcelo Gomes; além do badalado “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho. As sessão são seguidas de debate com os realizadores, assim como nos dois programas de curtas pernambucananos (com sessão de curtas ao preço de R$ 1).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO http://cinemaescrito.com/ DO INTRÉPIDO LUIZ JOAQUIM



SEGUNDA – 10.DEZ


15h - Milennium - os homens que
não amavam as mulheres
(The Girl with the Dragon Tattoo, EUA, Sue. Nor., 2012) De David Fincher. Com Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer. A
polícia nunca encontrou pistas sobre a jovem que desapareceu há 36
anos, na propriedade de uma família sueca aristocrática. É quando seu
tio contrata um jornalista investigativo para desvendar o mistério, que
por sua vez pede ajuda a uma investigadora anti social. David Fincher
(Seven, Clube da Luta, A Rede Social) deu ainda mais energia à história
que era best-seller, e Rooney Mara, como Lisbeth, passou a ser a musa
de muitos cinéfilos. Oscar de melhor montagem 2012 / Indicado ao Oscar de fotografia, edição de som, mixagem, atriz coadjuvante (Rooney Mara).
Sony / 158 min. / 35mm / TELA LARGA / 16 anos


18h10 – Cosmópolis
(Canadá/França, 2012) De David Cronenberg. Com Robert Pattinson,
Juliette Binoche, Paul Giamatti.
109 mins. / Em 35mm / 16 anos. / Inédito


20h30 - Curtas PE 1
( + debate – preço único R$ 1,00)

A VIDA PLURAL DE LAYKA (2012 / 15’ ) Neco Tabosa
No Recife, a rotina de um funcionário metódico intercala-se com uma vida repleta de desventuras sexuais. No filme, atores reais misturam-se com animações. Nessa história, uma pergunta: aonde sua vida lhe leva quando você se perde nos detalhes?

PASSAGEIRA S8º (2012 / 10’ ) Bidu Queiroz
Homem persegue mulher insistentemente pelas ruas do Recife


A Onde Traz, O Vento Leva, (2012 / 25’ ) Gabriel Mascaro
Rodrigo é surdo e trabalha em uma equipadora, instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.


Nenhum comentário: